A segunda edição do festival de cinema Close chega à terceira semana com uma extensa programação. Nesta terça-feira (17), a partir das 18h30, acontece a mostra de documentário Manuela Otto. Na tela nove histórias de diferentes estados brasileiros serão exibidas para o público.
O Close acontece no Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro. A entrada é gratuita. Realizado pela Cacique Produções, o festival conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O Close é o primeiro festival da região Norte dedicado à apresentação de trabalhos audiovisuais com temáticas relacionadas ao universo LGBTQIAPN+. O Festival, que compõe a programação do Mês do Orgulho, iniciou no dia 05 com a mostra Óscar Ramos de Videoclipes. No dia 11 foi realizada a Mostra Nei Szafir de Ficção. A programação encerra no dia 24 com o anúncio dos vencedores de cada categoria.
O idealizador e coordenador do Close, Wallace Abreu, ressalta que o público vai poder assistir a documentários que tem sido destaque em festivais de todo o país.
É o caso de “A Bolha”, documentário de São Paulo dirigido por Caio Baú. O filme foi selecionado para o 30º É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, considerado o maior festival do segmento do Brasil. A obra é um retrato da Liga Nacional de Futebol de Times LGBTQIA+ que acontece em São Paulo. Atletas amadores compartilham opiniões e memórias, costurando uma imagem rara e inédita do universo desportivo LGBTQIA+ do Brasil.
Outro destaque da noite desta terça-feira é o documentário “Pedagogias da Navalha”, do Rio de Janeiro, das diretoras Colle Christine e Alma Flora. Pedagogias da Navalha é um documentário de linguagem híbrida partindo do conceito "oferenda fílmica" que é uma pesquisa realizada por Milena Manfredini e tem o seu roteiro assentado na poesia e na oralidade para realizar um ritual de ebó não linear para fortalecer a história ancestral da identidade e entidade travesti removendo os seus estigmas, traumas e marginalizações.
O documentário já contabiliza 59 participações em mostras e festivais e 12 prêmios conquistados. Entre eles, Melhor Filme por Júri Popular - 31° Festival de Cinema de Vitória - Mostra Cinema e Negritude, Melhor Direção de Arte, do 18º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero e Melhor Filme Documental/Experimental, da 7° Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso.
Colle Christine destaca que o documentário tem sido muito bem recebido nos festivais, inclusive na região Norte. “É uma honra poder mostrar esse trabalho no Close para um público tão diverso e conectar essa história a pessoas de outras cidades. Esse é um trabalho que carrega mensagens importantes que precisam ser compartilhadas”, frisa.
Confira a lista de exibição desta terça-feira:
MOSTRA MANUELA OTTO DE DOCUMENTÁRIOS
A Bolha – Direção: Caio Baú – São Paulo (SP)
Basquete das Excluídas – Direção: Rudolfo Auffinger – Curitiba (PR)
Carpina, 11 de Setembro – Direção: Mery Lemos – Carpina (PE)
Comida de Caboco: Herança na beira do Rio Negro - Direção: Dante Abner - Manaus (AM)
Making Of; Casco de Jabutt – Direção: Gustavo Fernandes – Manaus (AM)
Márcia Antonelli – Das Palavras à Sobrevivência – Direção: Mariellen Kuma – Manaus (AM)
Neon – Direção: Daniel Luciancencov – Santo André (SP)
Pedagogias da Navalha – Direção: Colle Christine, Alma Flora e Tiana Santos – Rio de Janeiro (RJ)
Travando Lutas – Direção: Beni Campos – Niterói (RJ)
oficinas Jovens da Amazônia educomunicação COP30 ativismo climático idosos roda de conversa euler ribeiro conversa workspace primeiros socorros emocionais manaus amazonas saúde show sou manaus programação programação atrações passo a paço ingresso premiação manaus aves livro amazonas primeira turma compromisso escola técnica de Silves educação formação desenvolvimento regional Eneva manaus mostra sebastião águas de manaus amazonas teatro amazonas manaus turismo cultura Museu do Seringal programação manaus música cultura festival do beiradão amazonas show Raphael Ghanem youtuber amazonas manaus