Orquestras apresentam mistura de ritmos em espetáculos no Teatro Amazonas

Com mais de uma década de história, a Série Encontro das Águas anunciou a programação para a temporada 2025 com espetáculos que apostam na mistura entre música clássica, indígena, new metal e a cultura pop.


Sob direção artística dos maestros Marcelo de Jesus e Átila de Paula, as apresentações acontecem entre 18 e 27 de julho no palco do Teatro Amazonas, em Manaus. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro ou pela internet.


Neste ano, o destaque será a união entre a música pop, a música indígena e a música clássica, executadas em conjunto com a orquestra, em uma verdadeira fusão de diferentes vertentes da música brasileira.


“Vamos ter a cultura pop, a música indígena, junto com a orquestra e com a música clássica. A ideia da Série Encontro das Águas é justamente essa mistura de diferentes vertentes da música brasileira”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Cândido Jeremias.

A abertura da série será com o balé “Giselle”, nos dias 18, 19 e 20 de julho, com coreografia e figurinos de Álvaro Gonçalves, regência de Marcelo de Jesus e execução da Amazonas Filarmônica. A montagem promete manter viva a delicadeza da obra de Adolphe Adam com cenografia da CTP e desenho de luz de Tabbatha Mello.


Nos dias 22 e 23, o espetáculo “Amassunu” leva ao palco uma união entre artistas da cena musical manauara e a Orquestra de Câmara do Amazonas, com curadoria de Agenor Vasconcelos, arranjos de César Lima e desenhos de luz de Tabbatha Mello.


O espetáculo imersivo celebra a força ancestral e a resistência dos povos indígenas e tem composição de artistas indígenas e não indígenas, que ajudaram a construir uma narrativa cênica que entrelaça os cantos, mitos e ciclos da floresta e dos povos tradicionais.


Nos dias 24 e 25, o projeto “Symphony of Chaos” traz o universo do new metal ao Teatro Amazonas. Com arranjos de Gabriel Lima, regência da maestrina Elena Koynova e curadoria de Victor Mascarin, o espetáculo reúne a Orquestra de Câmara e uma banda formada por nomes como Luziene Lins e Vini Machado.



Encerrando a programação, nos dias 26 e 27, o espetáculo “Beyond the Symphony” homenageia o grupo sul-coreano BTS com arranjos e regência de Otávio Simões, participação da Amazonas Filarmônica e do Corpo de Dança do Amazonas, com coreografia de Ian Queiroz. A proposta é unir a potência da música pop à grandiosidade orquestral, em um concerto voltado ao público jovem.

Fonte: com informação da assessoria de imprensa