sabelle Nogueira estreou com êxito na literatura infantil, com a curadoria de Darlisom Ferreira, no lançamento do livro “As aventuras da Cunhã” durante a Bienal do Livro Rio 2025, no estande da Editora da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), no Riocentro, na Barra da Tijuca, neste domingo, dia 15 de junho. A cunhã-poranga do Boi Garantido esgotou todos exemplares impressos para comercialização no evento em menos de uma hora.
“Estou muito imapactada, feliz e grata! Mais do que a importância da venda dos livros é o compartilhamento do saber sobre a cultura amazônica. Ver esse interesse do público no meu livro, é uma honra enorme. Estou muito feliz”, celebra.
A idealização do projeto partiu da própria Isabelle em um momento de reflexão durante a madrugada. Mesmo com agenda lotada, a embaixadora do Festival de Parintins enfatiza que os seus momentos de concepção e criatividade para se dedicar ao texto eram preciosos.
“Eu acredito que a educação revoluciona o mundo! Principalmente quando é aprimorada na infância. O meu livro é destinado ao público infantil, com o intuito de seguirmos resgatando nas crianças o orgulho amazônico. E, ao mesmo tempo, levar para as crianças do mundo todo o protagonismo da cultura da floresta, para preservarmos e plantarmos gerações de impactos”, declara.
A obra, em formato de quadrinhos, convida os leitores a conhecerem o Festival Folclórico de Parintins, de uma forma lúdica e criativa para prender a atenção das crianças. A história começa em uma viagem de barco, desde a saída de Manaus até a ilha onde toda a magia acontece.
Durante o enredo, são apresentados pontos turísticos, a culinária, a cultura e a vivência nortista. Por meio das ilustrações, os autores reforçam a valorização da Amazônia. Com linguagem acessível e narrativa sensível, o livro tem prefácio assinado pelo Reitor Professor Dr. André Luiz Nunes Zoge.
“Esse livro nasceu do desejo de mostrar para o Brasil e o mundo toda a riqueza cultural da nossa Amazônia. Crescemos cercados de uma natureza exuberante e tradições que precisam ser contadas com orgulho e respeito, repassando às gerações seguintes com orgulho a história do nosso povo”, conclui Isabelle.
oficinas Jovens da Amazônia ativismo climático educomunicação COP30 roda de conversa idosos conversa euler ribeiro amazonas manaus workspace primeiros socorros emocionais saúde show programação sou manaus programação ingresso atrações passo a paço manaus amazonas livro aves premiação compromisso formação Eneva escola técnica de Silves primeira turma desenvolvimento regional educação amazonas águas de manaus teatro amazonas mostra manaus sebastião Museu do Seringal cultura manaus programação turismo amazonas manaus festival do beiradão cultura música Raphael Ghanem amazonas youtuber show manaus