A Casa das Artes, espaço cultural administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reabre suas portas nesta quarta-feira (11/06) com cinco novas exposições inéditas. A programação integra o ciclo Exposições de 2025 e poderá ser visitada gratuitamente até o dia 13 de julho, de quarta a domingo, das 15h às 20h.
A mostra reúne propostas artísticas em pintura e desenho que transitam entre o impressionismo, expressionismo, surrealismo, geometrismo e produções de abordagem intimista. As exposições apresentam olhares sobre identidade, sociedade, natureza e memória.
Com curadoria de Cristóvão Coutinho, as cinco exposições são assinadas por artistas amazonenses e valorizam a diversidade das linguagens visuais contemporâneas.
Segundo o curador, a expectativa para a nova programação da Casa das Artes é fortalecer a produção local e celebrar a continuidade da arte amazonense em suas múltiplas expressões.
A exposição traz 64 telas divididas nas séries Gaza, Natureza Morta, Era da Loucura, Olhos de Abacate, Coringa e Solidão, descrevendo na sua ação artística acontecimentos cruéis e de transformações da sociedade que convergem como amante confessa da morte. Como é o caso da obra “No Planeta Surreal”, de Cássio Flores.
O artista cria um ambiente surrealista com a cola/emenda imagens pictóricas do sujeito que pensa e processa a verdade ilusória, como resultado da atividade do homem em um universo paralelo da existência de vidas e ambientes reais/imaginários do autor.
A artista Suzana Pires apresenta “Geometria da Selva”, onde a floresta/selva com traços compassivos geométricos no ritmo e estrutura das imagens, criando lugar particular que mostra elementos e figuras de sua memória da paisagem amazônica.
Em formato de diário visual, Vico compartilhada a mostra cronológica de suas vontades, rejeições e glórias do seu estar vivendo com a obra “Nix no Labirinto Oculto”, em diário anual de buscas e encontros da jovem consigo mesmo, e ainda indica o exercício da arte em estudo para estarmos “in.consciente” de nossas possibilidades de escuta e cura interior.
Adriel Castro expõe a obra “Em busca de mim”, que trabalha o retrato do indivíduo no pressuposto da construção de sua identidade, no mundo contemporâneo que se torna [selfs pintados] nesse espelho reflexivo narcísico de conhecimento para sua pessoa.
Inaugurada em 21 de setembro de 2004, a Casa das Artes está localizada em um casarão histórico no Largo de São Sebastião, Centro, zona sul de Manaus, que foi residência do advogado e procurador federal Dr. Thaumaturgo de Albuquerque Sapha por mais de 40 anos. O espaço abriga quatro salas de exposição e a administração do Centro Cultural Largo de São Sebastião.
manaus PCDs cultura evento crianças arte inclusiva Encantados e Visagentos lançamento livro manaus amazonas literatura crime Manoel Guedes Brandão manaus investigação amazonas amazonas manaus bazar da rayana millenium Ciclo Sesc manaus amazonas bicicleta corrida sesc competição Free Fire games jogo Esports World Cup manaus Zeudi Souza NAU 444 amazonas manaus amazonas igreja furto morte Prêmio iCS de Economia & Clima estudo cientifico manaus amazonas limpeza amazonas paroquia manaus