Em um movimento que celebra a identidade amazônica com criatividade e autenticidade, o manauara Edgar Nero acaba de lançar a Apoena Estúdio, uma loja virtual que mistura moda, cultura e regionalismo. A primeira coleção da marca presta homenagem direta aos dois grandes símbolos do Festival de Parintins: os bumbás Caprichoso e Garantido.
A ideia do projeto, segundo Edgar, surgiu de uma necessidade prática, mas também de um desejo afetivo. “O primeiro motivo foi a busca por uma renda extra. Já tenho um emprego, mas queria algo que eu gostasse de fazer, mesmo sendo fora da minha área principal. E o segundo, e mais importante, é que sempre quis criar algo voltado para a cultura do Norte, nossas tradições, nosso jeito de viver e se comunicar”, explica.
Apesar de atuar na área de tecnologia, Edgar decidiu aplicar seus conhecimentos em desenvolvimento de sites e redes sociais para dar vida a um projeto autoral. Sozinho, ele cuidou de quase todas as etapas: concepção da marca, desenvolvimento da loja virtual, fotografia, edição de imagens e até a direção de arte. Apenas o design gráfico das peças foi terceirizado. “Quis colocar minha visão em cada detalhe. Só pedi ajuda mesmo na parte do design, porque não sou especialista em Photoshop”, conta.
A coleção de estreia traz camisetas inspiradas nos bois Caprichoso e Garantido, símbolos máximos do folclore amazônico e protagonistas do Festival de Parintins. As peças estão à venda por R$130 no cartão (com possibilidade de parcelamento em até três vezes) e por R$117 via Pix, com 10% de desconto. O sucesso foi imediato para os torcedores do boi azul. “As camisetas do Caprichoso venderam muito rápido, só restam duas unidades no tamanho P. Já as do Garantido ainda tenho sete peças, uma de cada tamanho”, afirma.
Mas Edgar não pretende parar por aí. A Apoena Estúdio foi pensada como um espaço permanente de valorização da cultura nortista, indo além da temporada dos bumbás. “Quero explorar outros elementos da nossa identidade: os povos originários, idiomas indígenas, arquitetura amazônica, o dia a dia do nortista. Minha ideia é que cada coleção traga um pouco mais da nossa riqueza cultural”, afirma.
Em um mercado cada vez mais globalizado, Edgar aposta na força do regional para construir uma marca com propósito. “Tem muita gente que valoriza o que vem de fora, mas para mim, o que é nosso é muito mais rico, colorido e autêntico. Quero mostrar isso através da Apoena Estúdio”, conclui.
Para acompanhar as novidades da marca, acesse a página do Apoena Estúdio.
educomunicação oficinas Jovens da Amazônia COP30 ativismo climático euler ribeiro conversa roda de conversa idosos primeiros socorros emocionais amazonas saúde manaus workspace ingresso show sou manaus programação atrações passo a paço programação premiação aves amazonas manaus livro escola técnica de Silves formação primeira turma desenvolvimento regional educação compromisso Eneva águas de manaus sebastião teatro amazonas manaus amazonas mostra cultura Museu do Seringal programação turismo manaus manaus música amazonas festival do beiradão cultura Raphael Ghanem show manaus youtuber amazonas