Excepcionalmente nesta quinta-feira, 5 de junho de 2025, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a editora Valer promove o projeto Roda de Conversa, que traz o tema: 'A floresta Amazônica' e, para abordar o assunto, a Valer convidou o engenheiro florestal e pesquisar do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Niro Higuchi.
O evento começa às 17h30, no salão de eventos da Valer Teatro, localizado no Largo São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus. A entrada é gratuita.
Doutor pela Michigan State University e pós-doutor pela University of Oxford, Higuchi deu início às pesquisas sobre a floresta Amazônica há mais de quarenta anos. Ele alerta para a necessidade de proteção e profundo estudo da floresta amazônica e para a problemática do desequilíbrio do clima que afeta todo planeta.
Para a professora doutora em Filosofia e coordenadora do projeto, Neiza Teixeira, a participação do Dr. Niro Higuchi na Roda de Conversa é sinal de que o projeto está fazendo o que se propôs desde o início, que foi falar com a população sobre as Amazônias, para que todos possam conhecer temas relacionados e, neste caso, sobre esse bioma que é um patrimônio nacional: a floresta amazônica.
"O diálogo sobre as Amazônias é o que de mais interessante se tem retirado das Rodas de Conversa Pré-COP 30, como também levamos a um público mais amplo conhecimento, muitas vezes, restrito às universidades ou aos institutos de pesquisa. Ter nessa Roda de Conversa o Dr. Higuchi, galardoado com o Nobel da Paz em 2007, como um dos membros do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas – IPCC, é uma honra. Além disso, ele é um dos grandes conhecedores das Amazônias e as suas pesquisas são referenciais, principalmente em tempos tão frágeis para o planeta", ressaltou Neiza.
O pesquisador participa de projetos bilaterais entre o Japão e o Brasil na área florestal, representando o lado brasileiro, assumiu a coordenação do Projeto de Pesquisas Florestais na Amazônia Brasileira (Projeto Jacarandá) (1995-2003) e do Projeto Dinâmica do Carbono da Floresta Amazônica (2010-2014), por meio dos quais estabeleceu as bases para a cooperação entre os dois países na área ambiental na Amazônia.
Pesquisador condecorado
O Governo do Japão em 2023 anunciou como condecorado de Outono do 5.º Ano da Era Reiwa, o pesquisador Niro Higuchi do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A condecoração do Japão é concedida às personalidades que tenham realizado contribuições notáveis e se destacado na promoção da amizade com o Japão, e é agraciada por Sua Majestade o Imperador do Japão.
Higuchi foi condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço, principalmente pela sua participação e contribuição por muitos anos em projetos bilaterais, entre o Japão e o Brasil, sobre a floresta amazônica. Além disso, o pesquisador é mundialmente renomado na área de manejo e conservação florestal, tendo recebido o Prêmio Nobel da Paz em 2007, como um dos membros do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC).
Líder do Laboratório de Manejo Florestal do Inpa e professor do curso de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais (PPG-CFT) do Instituto há mais de 30 anos, o pesquisador promove o intercâmbio acadêmico com universidades e institutos de pesquisa japoneses. Niro disse à época que é a primeira vez que recebe a honraria e o sentimento é de dever cumprido.
oficinas ativismo climático COP30 educomunicação Jovens da Amazônia conversa idosos roda de conversa euler ribeiro amazonas manaus workspace saúde primeiros socorros emocionais atrações show programação programação ingresso passo a paço sou manaus manaus premiação livro aves amazonas escola técnica de Silves Eneva compromisso desenvolvimento regional primeira turma educação formação teatro amazonas mostra amazonas sebastião manaus águas de manaus manaus turismo Museu do Seringal programação cultura manaus música festival do beiradão cultura amazonas amazonas youtuber Raphael Ghanem manaus show