A Artefacto Manaus abre as portas nesta sexta-feira (30) para uma noite que promete ir além da estética e do design. A festa de inauguração da Mostra Artefacto 2025, com o tema “Viver com Arte”, marca o início de uma experiência sensorial e imersiva que une arquitetura, arte contemporânea e expressão pessoal em uma curadoria única de ambientes.
Realizado anualmente pela marca referência em mobiliário de luxo, o evento terá início às 19h no showroom da Artefacto em Manaus, onde os convidados serão recebidos para um verdadeiro manifesto artístico.
“A festa de abertura será um marco social e cultural em Manaus. Toda a experiência foi concebida para ser sensorial, surpreendente e inesquecível, reforçando o posicionamento da Artefacto como uma marca global com alma brasileira”, afirma Igor Silveira, que comanda a Artefacto Manaus ao lado de João Victor Silveira.
Inspirado no Manifesto das Belas Artes de Ricciotto Canudo, o conceito da mostra propõe uma imersão nas sete artes clássicas – arquitetura, escultura, música, pintura, literatura, dança e cinema – em uma celebração que transforma cada ambiente em obra viva. A proposta é que o público não apenas contemple os espaços, mas “viva com arte”, em uma jornada sensorial cuidadosamente pensada para provocar emoção e encantamento.
O tema “Viver com Arte” nasceu pelas mãos dos Os Decornautas, dupla formada pelos jornalistas e diretores criativos Allex Colontonio e André Rodrigues, reconhecidos por sua atuação inovadora no universo da arquitetura, design, arte e comportamento.
Experiências sensoriais
Já o projeto da festa e toda a concepção dos ambientes e experiências sensoriais foram desenvolvidos pela arquiteta Marina Teixeira, que trouxe uma leitura autoral e única para a edição de Manaus.
Entre as experiências previstas estão pocket shows com violino, sax e violoncelo, um artista plástico pintando em tempo real, instalações visuais de dança e painéis literários. Totens com trechos poéticos e QR codes interativos levam o público a conhecer mais sobre os arquitetos que assinam os projetos da mostra. Cada detalhe foi pensado para reforçar a ideia de que o morar vai além da funcionalidade: é também uma forma de arte.
A edição de 2025 conta com a participação de 11 arquitetos de 9 escritórios convidados, responsáveis por ambientações exclusivas que dialogam com o conceito da mostra. Os profissionais e seus respectivos espaços são:
Mylena Bonfim – Gathering Room
Claudia Nerling – Beach&Country Interno
Lediane Barbosa – Home
Marina Helena – Suíte
Brayan Cameli – Lounge Office
Joria Guerreiro – Café IJP
Sihame Cruz – Loft
Malu e Natasha – Jantar Formal
Espaço Projeto – Suíte
arte inclusiva PCDs evento cultura crianças manaus livro amazonas lançamento manaus literatura Encantados e Visagentos Manoel Guedes Brandão manaus amazonas crime investigação millenium amazonas manaus bazar da rayana bicicleta Ciclo Sesc sesc corrida amazonas manaus Free Fire games jogo Esports World Cup competição usina manaus eneva amazonas novidades pipe rack Zeudi Souza manaus NAU 444 amazonas furto amazonas manaus morte igreja estudo cientifico manaus amazonas Prêmio iCS de Economia & Clima