Mostra Artefacto Manaus 2025 inaugura com festa imersiva nesta sexta-feira (30)



A Artefacto Manaus abre as portas nesta sexta-feira (30) para uma noite que promete ir além da estética e do design. A festa de inauguração da Mostra Artefacto 2025, com o tema “Viver com Arte”, marca o início de uma experiência sensorial e imersiva que une arquitetura, arte contemporânea e expressão pessoal em uma curadoria única de ambientes.


Realizado anualmente pela marca referência em mobiliário de luxo, o evento terá início às 19h no showroom da Artefacto em Manaus, onde os convidados serão recebidos para um verdadeiro manifesto artístico.


“A festa de abertura será um marco social e cultural em Manaus. Toda a experiência foi concebida para ser sensorial, surpreendente e inesquecível, reforçando o posicionamento da Artefacto como uma marca global com alma brasileira”, afirma Igor Silveira, que comanda a Artefacto Manaus ao lado de João Victor Silveira.


Inspirado no Manifesto das Belas Artes de Ricciotto Canudo, o conceito da mostra propõe uma imersão nas sete artes clássicas – arquitetura, escultura, música, pintura, literatura, dança e cinema – em uma celebração que transforma cada ambiente em obra viva. A proposta é que o público não apenas contemple os espaços, mas “viva com arte”, em uma jornada sensorial cuidadosamente pensada para provocar emoção e encantamento.


O tema “Viver com Arte” nasceu pelas mãos dos Os Decornautas, dupla formada pelos jornalistas e diretores criativos Allex Colontonio e André Rodrigues, reconhecidos por sua atuação inovadora no universo da arquitetura, design, arte e comportamento.


Experiências sensoriais


Já o projeto da festa e toda a concepção dos ambientes e experiências sensoriais foram desenvolvidos pela arquiteta Marina Teixeira, que trouxe uma leitura autoral e única para a edição de Manaus.


Entre as experiências previstas estão pocket shows com violino, sax e violoncelo, um artista plástico pintando em tempo real, instalações visuais de dança e painéis literários. Totens com trechos poéticos e QR codes interativos levam o público a conhecer mais sobre os arquitetos que assinam os projetos da mostra. Cada detalhe foi pensado para reforçar a ideia de que o morar vai além da funcionalidade: é também uma forma de arte.


A edição de 2025 conta com a participação de 11 arquitetos de 9 escritórios convidados, responsáveis por ambientações exclusivas que dialogam com o conceito da mostra. Os profissionais e seus respectivos espaços são:


Mylena Bonfim – Gathering Room

Claudia Nerling – Beach&Country Interno

Lediane Barbosa – Home

Marina Helena – Suíte

Brayan Cameli – Lounge Office

Joria Guerreiro – Café IJP

Sihame Cruz – Loft

Malu e Natasha – Jantar Formal

Espaço Projeto – Suíte


Fonte: com informações da assessoria de imprensa