O Dia Nacional do Abraço é comemorado no Brasil no dia 22 de maio. E nesta quinta-feira, dia 22, a banda Critical Age realiza a 3º edição do “Abraço de Maria”, no CSU do Parque 10, com atendimentos psicológicos gratuitos, distribuição de água, shows musicais, e claro, a distribuição de abraços pela equipe organizadora a todos os presentes. O evento começa às 19h e vai até as 20h.
A 1° edição aconteceu em 2023, no Shopping Sumaúma e 2° edição, em 2024, no Manauara Shopping. Nesta 3º edição, a equipe de voluntários liderada pelos irmãos Arlley Souza e Arisson Souza, farão o evento no CSU do Parque 10.
Eles abordam a necessidade de um evento que propõe acolhimento a quem precisa. “A ideia dessa ação solidária, é reunir amigos e simpatizantes nesta causa, para ajudar pessoas que estão precisando de um abraço, um conforto, um carinho. Às vezes não sabemos o que cada pessoa está passando, mas ela sabe. Por isso, além da sensação de acolhimento, teremos psicólogos de prontidão para quem precisar, com atendimento gratuito. Já o nome do evento “Abraço de Maria”, vem em homenagem a nossa mãe, Maria Lúcia, que já não está mais entre nós, mas foi uma mulher amorosa, sempre envolvida em ações sociais, sempre dedicada em ajudar o próximo e que ensinou a mim, e ao meu irmão, o poder do abraço”, afirma Arlley Souza.
Ainda de acordo com Arlley Souza, todos os convidados para essa grande ação social, se doaram de forma gratuita e ajudarão a levar um pouco de conforto, alento e carinho em forma de abraço a todos que comparecerem.
Haverá ainda um pocket show acústico com a presença do DJ John Cavalcante e de vários artistas de Manaus. A atração da noite fica por conta do cantor Cileno, que foi um dos artistas que abraçou a causa.
Conheça a história por trás da data
Em maio de 2004 um australiano chamado Juan Mann, que vivia em Londres, no Reino Unido, resolveu mudar a sua rotina num período complicado da sua vida. Ele teve o noivado interrompido e os pais tinham acabado de se divorciar. Ao voltar para a sua cidade natal, em Sydney, ele resolveu criar uma campanha de abraços grátis ("free hugs", no original), para acabar com o individualismo do mundo.
O australiano escreveu essas palavras em um papelão e foi até um dos pontos mais movimentados da capital oferecendo abraços. Algumas pessoas passaram a aceitar a oferta, mesmo sob olhares contrariados.
Mann ganhou fama mundial após sua história ter viralizado. Entretanto, autoridades locais baniram a ação de pedir abraços grátis pela rua, com a justificativa de que tumultuaria a região onde ele estivesse. Mesmo assim, chegou a ser convidado para gravar um videoclipe da banda Sick Puppies.
Sem ganhar nenhum dinheiro e ainda triste, ele ficou recluso logo depois. Segundo uma reportagem do The Guardian, o homem teria ficado mal após não ter recebido nada com o vídeo, que teve milhões de visualizações.
De toda forma, pouco tempo depois a campanha de abraços grátis se espalhou pelo mundo inteiro e virou uma tendência até o fim dos anos 2010. A partir disso, em 2009, a data se tornou oficializada como Dia do Abraço, mas comemorada em dias diferentes do mês pelo mundo.
PCDs cultura manaus arte inclusiva evento crianças literatura livro amazonas Encantados e Visagentos lançamento manaus crime investigação Manoel Guedes Brandão manaus amazonas amazonas millenium manaus bazar da rayana Ciclo Sesc amazonas bicicleta manaus sesc corrida games Esports World Cup jogo competição Free Fire amazonas manaus novidades pipe rack eneva usina Zeudi Souza amazonas manaus NAU 444 amazonas igreja morte furto manaus amazonas manaus Prêmio iCS de Economia & Clima estudo cientifico