O filme brasileiro O Agente Secreto é um dos concorrentes à Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes, na França. Dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, o longa-metragem, ambientado no Brasil em 1977, conta a história de um professor que se muda de São Paulo para Recife numa tentativa de deixar o passado e recomeçar a vida, mas a mudança não sai como o esperado.
O filme vencedor será anunciado no dia 24 de maio.
O Brasil foi escolhido para ser o país homenageado da 78ª edição do festival, título designado a um país nomeado para receber destaque em um evento internacional, como o Festival de Cannes.
A homenagem reconhece os talentos criativos e a contribuição do país à indústria cinematográfica internacional, e tem palestras e eventos que celebram o valor e a diversidade do cinema brasileiro.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa do Marché du Film 2025, mercado de cinema, anualmente realizado durante o Festival de Cinema de Cannes, na França. O evento tem mostra de filmes exclusiva para críticos, atores, cineastas e especialistas da indústria. Margareth Menezes terá ainda um encontro com a ministra da Cultura da França, Rachida Dati.
A delegação brasileira é composta por 65 agentes do setor audiovisual, como cineastas, produtores. A participação brasileira tem apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Instituto Guimarães Rosa (IGR) e da Embaixada do Brasil em Paris, assim como da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Durante a visita, também haverá mostras de trabalhos em andamento de filmes e documentários, eventos de networking e apresentações de iniciativas internacionais de coprodução.
De acordo com o ministério, a escolha do Brasil como país de honra do festival "é uma oportunidade única de expandir nossas conexões, fortalecer diálogos e mostrar ao mundo a diversidade e a criatividade do cinema brasileiro".
>> Confira os filmes selecionados para a mostra competitiva:
Filme de abertura: Partir un Jour, de Amélie Bonnin, que não participa da competição
O Esquema Fenício, de Wes Anderson
Eddington, de Ari Aster
Jeunes Mères, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
Alfa, de Julia Ducournau
Renoir, de Chie Hayakawa
A História do Som, de Oliver Hermanus
La Petite Dernière, de Hafsia Herzi
Sirat, de Oliver Laxe
New Vague, de Richard Linklater
Dois Procuradores, de Sergei Loznitsa
Fuori, de Mario Martone
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Dossiê 137, de Dominik Moll
Acidente Simples da ONU, de Jafar Panahi
O Mestre, de Kelly Reichardt
Águias da República, de Tarik Saleh
Som de Queda, de Mascha Schilinski
Roméria, de Carla Simón
Valor Sentimental, de Joachim Trier.
estratégia proposta evento icaro gaspar manaus treinamento colégio militar oportunidade idaam concurso prova manaus amazonas estudante amazonas manaus academia de belas artes rio grande do sul manaus festival literario de manaus amazonas luso sporting clube flim amazonas festival amazonas de opera manaus opera nas escolas cultura edital amazonas manaus leilão amazônia golf resort estudo enem alunos educação idaam manaus amazonas halloween dia das bruxas caça aos doces manaus dj raidi rebello millenium shopping amazonas manaus show flashback História amazonas manaus programação Voo Livre